Contratar um seguro é um momento crucial que deve ser levado muito a sério se você não quiser ter dores de cabeça no futuro. Pensando nisso, independentemente do tipo de seguro que você for contratar (pessoal ou empresarial), a Billy Seguros preparou uma lista de cuidados que você deve tomar nesse momento tão importante.
1) Existem CORRETORAS e “corretoras”
O Corretor de Seguros recebe pelo seu serviço. Ele é um técnico no assunto e a única pessoa habilitada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para efetuar o seu seguro.
Porém, como em qualquer atividade há os bons profissionais e os maus profissionais.
Nós da Billy Seguros estamos a mais de 20 anos no mercado e temos como prioridade, dedicação total ao nosso trabalho, portanto, para nós, você sempre será o mais importante. Nosso lema é “Sempre ao seu lado”.
2) Contratar Seguro através de Banco/Lojas/Supermercados e outros
Não faça seguro com o gerente do banco, além de não ser pessoa habilitada para este fim, ele trabalha somente para o banco e defende os interesses do banco.
A mesma coisa para lojas de departamentos, supermercados e outros, através deles, você compra o seguro e na hora que necessita quem vai lhe atender é outra pessoa. E como ficam as promessas que fizeram a você no momento da venda?
3) Avaliação do Risco
Toda seguradora, pelas normas vigentes de contratação de seguros, tem 15 dias para avaliação do risco que está assumindo, podendo recusar o seu seguro.
Assim convém que inicie o processo de aceitação ou renovação antes do início do seguro de modo a não interromper sua cobertura e o Corretor de Seguros poderá lhe ajudar nesse processo uma vez que é o único representante legal dentro da seguradora.
4) Apólice
Sempre peça a sua apólice! A maioria das seguradoras disponibiliza a apólice no máximo em 30 dias, que é o contrato de seguro, onde constam todas as coberturas acordadas entre você e a seguradora, bem como as suas obrigações como segurado.
5) Cuidado com Perfil
Alguns Bancos onde funcionários são pressionados a cumprir metas a qualquer custo, ou mesmo seguradoras, ou até pessoas inescrupulosas, usam as respostas do perfil para o seu seguro ficar mais barato e essa atitude, certamente irá criar sérios problemas para você, pois terá a negativa do pagamento de uma indenização ao se detectar qualquer resposta do perfil errada.
Tome cuidados com as perguntas com duplo sentido, portanto na dúvida, solicite informações aos nossos corretores.
6) Pagamento em dia do seguro
Cuidado com atrasos nos pagamentos de seguros, se ocorrer sinistro e o pagamento do seguro não estiver em dia, você poderá não ter cobertura. Esse item é lei no Código Civil.
7) Verifique todas as Coberturas e detalhes de sua apólice
Quando receber a apólice, sempre confira os dados do questionário de avaliação do seguro do seu veículo. Qualquer erro ou divergência de informação comunique imediatamente ao seu corretor e peça a correção.
Se não entender qualquer termo usado, ligue e pergunte. Uma dúvida esclarecida na contratação, é menos um problema, ou demora, na liquidação e aquisição do seu direito.
8) Informações sempre 100% corretas
Também para sua orientação todas as seguradoras estão fazendo sindicância, em caso de sinistro, seja por prejuízos parciais ou perdas totais, no intuito de checarem as suas informações declaradas na proposta no início do seu seguro, portanto sempre informe 100% das informações corretamente, para que você não tenha prejuízos na hora que mais necessitar.
9) Seguro a custo zero “Seguro Grátis”
Não existe seguro grátis, pois a circular 145 de 7/11/2000 da SUSEP obriga a apólice conter os prêmios (custos) discriminados por cobertura. Ainda mais, as seguradoras devem constituir reserva quanto a sinistros futuros em relação ao prêmio pago. Caso lhe ofereçam seguro grátis, saiba que o custo do seguro estará embutido no bem que você está adquirindo ou nas taxas do financiamento.
lembre-se, “Não existe almoço grátis”.
10) IMPORTANTE – Cuidado com os golpes
Cuidado com associações que estão se fazendo de seguradoras criando clubes de seguros e oferecendo seguros a um custo muito menor que as seguradoras.
Ocorre que este tipo de negócio é totalmente ilegal de modo que tais entidades não tem capacidade para gerir e honrar seus compromissos com seus clientes. Já existem milhares de consumidores que se sentiram lesados por tais associações.
As que entraram nesse segmento e foram denunciadas, já estão sendo investigadas pela Policia Federal, e pelo Ministério Público Federal e Estadual e pelo órgão maior a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, que é o representante do governo, e é quem regula todos os seguros, seguradoras e corretores a operarem no Brasil.